quinta-feira, 9 de junho de 2011

É hora de construir não é mesmo?


É fato que já houve algumas tantativas de formar grupos para discussões políticas em Dutra, infelizmente a maioria, acredito eu que por falta de apoio popular, acabam afundando, é o caso desse blog, que está nessa luta pela segunda vez. Pois é, estive pensando, como começar a nos reunir sem um nome? Pode parecer algo sem importância, mas acredito que não é, pois assim poderemos marcar uma reunião de tal grupo, que tem tal objetivo e será em tal lugar. Entenderam a importância? Hoje em dia tudo é uma questão de Marketing! Então o objetivo desta postagem é batizarmos nossas idéias com um nome, a minha sugestão está em comentário, espero a sua também, depois faremos uma enquete, decidiremos o nome, faremos slogan e marcaremos a primeira reunião, quem sabe ainda esse mês! 

19 comentários:

  1. Legal, gostei mesmo, agora galera vamos pensar em um tema que mereça ser debatido neste espaço. A depender da situação e da repercussão causada por tal, estaremos assim dando ponta pé inicial para que surja denuncias, para que essas sejam investigadas e consequentemente esclarecidas para nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. TRANSPARÊNCIA PDUTRA. GALERA ACREDITO QUE DEVERÍAMOS DISCUTIR SOBRE A QUESTÃO DO NEPOTISMO. O FAVORECIMENTO DE PARENTES E DE AMIGOS É MUITO GRANDE EM NOSSA CIDADE. VAMOS DEBATER!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos,Eu sou dos que acreditam que não adianta só falar pra não fazer algo de errado, acredito que tem que ser dito o porque que aquilo está errado. Somos mal representados porque pecamos na hora da escolha de nossos representantes, e isto ocorre por que a maioria dos que votam não sabe qual é o papel, quais as funções do vereador, e acabam votando em troca de um benefício próprio, o que acaba prejudicando o município inteiro. Na minha opinião o ponto correto a ser mudado para coexistirmos pra um progresso necessário é conscientizar nossos eleitores, mostrando a ele que não é papel do Vereador lhe dar cimento ou sesta básica, e sim fiscalizar o trabalho do prefeito e criar novas leis para que o prefeito conduza a administração com base no interesse do coletivo.
    Léo Alecrim.

    ResponderExcluir
  4. Boa iniciativa Sandila.
    É importante continuarmos esse debate fora do período eleitoral.
    Léo, em relação ao seu pensamento acredito que seja sim importante não apenas falarmos e debater aqui, mas também levarmos isso para a prática. Existem boas ideias para isso.
    Não podemos ficar sentados enquanto tanta coisa de errado acontece em nossa cidade.
    E mesmo se não levarmos para a prática, um debate já serve para compartilharmos nossas satisfações e insatisfações.
    Abraçossss

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, é bom termos foco, o objetivo do grupo não é apenas denunciar e sim debater de forma que as criticas sejam construtivas, de nada adianta criticar e não levantar propostas de mudança. Quanto ao nepotismo isso é algo que não é prioridade pois é impossivel de combater, não só nesse mas em todo o meio político, não temos como mudar a moral dos politicos, o que podemos fazer é tentar mobilizar e conscientizar a população de que políticos tais politicos não merecem seu voto, essa questão de nepotismo é importante em cargos que deveriam ser ocupados por pessoas concursadas, então acredito que uma das nossas metas é justamente questionar e pressionar para que hja um concurso público em nossa cidade.
    Gostei muito do comentário de Léo, infelizmente o assistencialismo é algo extremamente presente no nosso meio político e por isso devemos atuar junto d apopulação, para conscientiza-la do real papel dos candidatos e que estes que tentam comprar votos não os mereçem, não têm moral e portanto nenhuma condição de exercer um cargo político, será dificl, principalmente por muitos necessitarem...
    Vamos divulgar nossa idéia, precisamos de mais pessoas!

    ResponderExcluir
  6. Sandy, sabemos que o maior problema na nossa tentativa de conscientização da população de nossa região, está no fato de que a maioria dos que compartilham da idéia moram fora da região, o que torna mais difícil sair do plano ideológico para o plano concreto. Pensando nisto eu acredito que a melhor época para que possamos difundir esta idéia, é no fim do ano. Diante desta situação, eu convido você e a todos o que compartilham da idéia para um encontro/debate na segunda metade do mês de dezembro. Vamos desde já tentar convidar o maior número de pessoas interessadas em falar um pouco, e escutar o que temos a dizer. Eu consigo o espaço da Piscina Cajueiro, que além de possibilitar o encontro pra muita gente, tem como descontrair um pouco.
    Vamos também desde logo juntar o maior material possível para fundamentar nosso argumentos, pois acredito que seria legal se algum dos representantes políticos também estivesse presente, pois acredito que é justo que os dois lados possam falar.
    Por hora é isso.
    Léo Alecrim.

    ResponderExcluir
  7. Oh Léo ótima idéia! Vamos nos preparar com as discussões no Blog, divulgue também na comunidade Presidente... Nos reunirmos primeiramente em grupo para discutirmos o real público alvo, e posteriormente convidar a classe política.
    Aproveitamos para batizar o grupo, falando nisso cade as sugestões de nome?

    ResponderExcluir
  8. já que esse espaço foi criado para discutir sobre as questões da nossa cidade então vamos lá: No ano passado trabalhei como Professora da EJA e quem conhece esse programa sabe as dificuldades que passamos por aqui: falta de material, falta de aluno e professores qualificados. o que me surpreendeu foi ao entrar no SIOPE QUE É O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação e notar que a verba gasta com a EJA foi superior do que a gasta com a educação infantil; eu não acreditei. faço questão que todos cliquem no link e observe o que eu estou dizendo.
    http://www.fnde.gov.br/siope/demonstrativoFuncaoEducacao.do?acao=pesquisar&pag=result&anos=2010&periodos=1&cod_uf=29&municipios=292560

    ResponderExcluir
  9. Quero dividir com vocês um texto de Rui Barbosa.

    “A política é arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto de funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada”.

    ResponderExcluir
  10. Leo, gostei da citação acima, e meus parabéns pelos conteúdos postados por sua pessoa em seu blog.
    Olha, em relação a situação da EJA no município de presidente Dutra, o que tenho a dizer é que moro bem próximo de uma escola onde acontece essa modalidade de ensino, e estive fazendo umas observações para o meu estágio, mas o que presenciei foi apenas a boa vontade da professora e principalmente, a força de vontade dos senhores e senhoras que freqüentavam as aulas (muito poucos, diga-se de passagem). Falta coordenação adequada para o programa, falta merenda (o que acaba contribuindo para que as aulas se findem a duas horas do horário previsto), falta material adequado para ser trabalhado com o público em questão, ou seja, não consigo visualizar onde esse dinheiro foi gasto, de acordo com o link postado por Anônima, todavia os dados estão lá para qualquer pessoa acessar.

    ResponderExcluir
  11. PRA VOCÊS SABEREM A RESPEITO DA EJA, ESSA ESTÁ FUNCIONANDO COM SALA COM DOIS ALUNOS,OUTRAS COM QUATRO ALUNOS E AS VEZES ATÉ DOIS PROFESSORES POR SALA DE AULA. O QUE PRECISA SER FEITO É UMA INVESTIGAÇÃO MINUCIOSA,POIS A PROBABILIDADE DE EXISTENCIAL DE MUITOS ALUNOS FICTÍCIOS É MUITO GRANDE. E AÍ O QUE É NÓS VAMOS FAZER? FICAR QUIETOS E ACREDITARMOS EM DADOS SURREALISTAS OU VAMOS AGIR?

    ResponderExcluir
  12. Sandilla para obtemos um maior sucesso nos debates referentes a DUTRA,é necessário que o Blog consiga abranger um público maior,e o mais importante, um PÚBLICO ALVO que esteja afim de debater sobre as propostas. vamos DEBATER galera! já está mais que na HORA!!!

    ResponderExcluir
  13. PRESIDENTE DUTRA É A CIDADE QUE TUDO PODE. QUEM TEM O PODER MANDA E O RESTO OBEDECE; A JUVENTUDE ESTUDANTIL DE P. DUTRA POUCO SE IMPORTA COM OS PROBLEMAS DA CIDADE, NÃO HA IDENTIFICAÇÃO COM A MESMA, ISSO É UMA VERGONHA, EU SOU PRESIDUTRENSE E ME ENVERGONHO DESSE SILÊNCIO. NÃO SOMOS UNIVERSITÁRIOS COISA NENHUMA, SOMOS APENAS AGENTES PASSIVOS QUE CONCORDAMOS COM TODA E QUALQUER HIPOCRISIA. TODOS OS DIAS EU OLHO ESSE BLOG NA ESPERANÇA DE VER DEBATES QUE CONTRIBUA PARA O BEM DE NOSSA CIDADE, MAIS NÃO; SÓ VEJO SILÊNCIO MEDO, OU SERÁ QUE TEMOS VERGONHA DE SER PRESIDUTRENSE?

    ResponderExcluir
  14. Meu caro "anônimo", eu concordo com as tuas colocações quando diz que infelizmente aceitamos calados tudo que é imposto pela administração, e a falta de fiscalização por parte do poder legislativo municipal, no entanto, eu acredito que a falta de manifestação de um número maior de pessoas aqui neste blog, é simplesmente por que o número de pessoas que conhece o blog ainda é pequena, uma vez que as manifestações nunca será por todos os que acompanham. Eu acredito que a melhor forma de atrair mais pessoas para esta discussão, é fazendo o convite pessoalmente através de orkut, msn, facebook e todos os outros meios possível, pois ficar esperando que elas apareçam do nada não nos ajudará em nada.
    Eu ainda quero acreditar que o número de pessoas que tem vontade de procurar melhoras para nossa região é bem maior que o que temos aqui, e quero também alertar que não devemos limitar o debate à estudantes, pois estes são minoria, o debate deve ser feito entre todos os grupos que integram a nossa cidade, e é por isso que eu insisto que devemos nos encontrar ocasionalmente para que todos tenham voz, pois mesmo não tendo conhecimentos acadêmicos, o nosso povo é inteligente e poderá ser muito útil a nós que estamos fora.
    Léo Alecrim

    ResponderExcluir
  15. hoje acompanhei a entrevista do vereador José Alves Porto na radio 101 news de Irecê, e ficou claro que Presidente Dutra tem oposição sim. Porém essa oposição é feita somente por um único vereador; ainda segundo JOSÉ PORTO, o mesmo está tendo muita dificuldade em contactar o Ministério Publico,mesmo tendo em mãos documentos que comprovam as irregularidades.
    seria interessante se conseguíssemos a entrevista na integra,pois a mesma é muito rica em conteúdo; o vereador prometeu retornar a radio para dar continuidade sobre os assuntos referentes ao município.

    ResponderExcluir
  16. Caso algum dos senhores consigam tal entrevista, por favor me manda, pois faço questão de escutar.

    ResponderExcluir
  17. Não acharam a entrevista?
    Que triste!
    E a Lei Orgânica de P. Dutra, alguém tem e pode mandar pra mim?

    ResponderExcluir
  18. se me permitem algumas considerações, eu acho que agente, eu me refiro a gente pois quero ser integrante do grupo também, eu já havia pensado em algo parecido, porem nunca tive coragem pra encabeçar tal proposta tão bem esplanada por vcs, to muito feliz de ver tal responsabilidade aflorando com o intuito de instruir um pouco o povo de nossa cidade (Presidente Putra).
    entretanto acho que agente ta pecando um pouco na divulgação, pois eu descobrir o blog por acaso ao passear pelo blog do nosso amigo Leo Alecrim. entendemos que nossa representação não é das melhores, falando em municipal, estadual e de união, essa é uma luta a ser travada e eu acho que com essa ideia nos podemos lograr grandes vitorias.
    venho agradecer a oportunidade de expressar-me, e quero desejar boa sorte pra gente e dechar um grande abraços para todos os visitantes deste blog que ha de ser uma obra muito eficaz essa politicalha e no que depender de minha ajuda será, para que nos possamos mudar a realidade de nossa cidade.
    ofereço os meus parabéns a nossa ilustríssima amiga Sandila e Léo, por estarem se dedicando a esta cruzada.

    ResponderExcluir
  19. Olá Murilo, seja bem vindo! Adorei sua exposição de idéias e claro que você já faz parte do grupo, assim como todos os nosso conterrâneos que se interessarem.
    O blog tá sem divulgação porque me desliguei mais das postagens, mas podemos retoma-las, mudar o nome do blog e colocar todos os participantes como autores.
    Esperando confirmação de todos!

    ResponderExcluir